terça-feira, 17 de maio de 2011

Platão, o primeiro pedagogo

Nascido em uma família aristocrática de Atenas por volta de 427 a.C o grego Platão foi o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo, mas principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política, ja que o objetivo final da educação, para o filósofo, era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo.

Platão rejeitava a educação que se praticava na Grécia em sua época a qual estava a cargo dos sofistas, incumbidos de transmitir conhecimentos técnicos aos jovens da elite para torná-los aptos a ocupar as funções públicas,para Platão, "toda virtude é conhecimento"e a educação não pode se restringir aos anos de juventude, a formação dos cidadãos começaria antes mesmo do nascimento, pelo planejamento eugênico da procriação. As crianças deveriam ser tiradas dos pais e enviadas para o campo, uma vez que Platão considerava corruptora a influência dos mais velhos. Até os 10 anos, a educação seria predominantemente física e constituída de brincadeiras e esporte. A idéia era criar uma reserva de saúde para toda a vida. Em seguida, começaria a etapa da educação musical (abrangendo música e poesia), para se aprender harmonia e ritmo, saberes que criariam uma propensão à justiça, e para dar forma sincopada e atrativa a conteúdos de Matemática, História e Ciência. Depois dos 16 anos, à música se somariam os exercícios físicos, com o objetivo de equilibrar força muscular e aprimoramento do espírito.

A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade. O processo deveria ser longo, porque Platão acreditava que o talento e o gênio só se revelam aos poucos.



Raí Macêdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário