quinta-feira, 31 de março de 2011

A história da humanidade está dividida em duas importantes fases: a fase dos nômades e as dos agricultores.
Os nômades viveram basicamente no período glacial, eram os chamados “homens das cavernas”, suas características eram bem simples, necessitavam da natureza para sobreviver, por isso viviam se mudando, por motivos relacionados ao tempo ou a escassez de comida etc.
Nesse tipo de civilização não havia nenhum tipo de divisão na sociedade, viviam como uma colônia, ou seja, eles precisavam ficar juntos para sobreviverem.
Mas em algum momento eles acharam um lugar propício para sua sobrevivência, sem precisar viver viajando a todo tempo. É o que chamamos de sociedade de agricultores.
Nessa época começaram a plantar, a domesticar animais, porém foi nesta época também que se deu o início da divisão do trabalho. Desde ai o homem vem se superando, com a divisão do trabalho veio a necessidade, de cada vez mais, se especializar em algo e com isso foram criadas as primeiras escolas.
A partir daí o homem só se supera, até chegar a um momento onde ele segue apenas a razão e deixa sua amada religião de lado, fenômeno esse, chamado de renascimento. Depois disso começaram a surgir os primeiros cientistas, e conseqüentemente começaram as revoluções industriais onde ficou bem claro as divisões da sociedade, onde várias pessoas perderam seus empregos, enquanto outras ganhavam absurdamente.
Em fim depois de tantos acontecimentos, o homem acha que não depende mais na natureza como os nômades precisavam, embora eles sejam mais irracionais do que muitos animais.

POR: Wanesca Caroline

5 comentários:

  1. Wanesca, o resumo está bom, mas achei que você esqueceu de falar de forma mais direta sobre o Capitalismo. Além disso, eu descordo na questão de o homem de hoje achar que não precisa mais da natureza como os nômades precisavam ou precisam, uma vez que a tecnologia predominante requer muito o uso de recursos naturais, e o homem para isso, mesmo que na maioria das vezes de uma forma errada, ele explora bastante a natureza, com ações do tipo " desmatamento " . Na verdade o homem não reconhece tudo que a natureza lhe proporciona e não sabe utilizar de forma "ecológica" todos esses recursos, ou seja, diferente das sociedades mais primitivas, a humanidade hoje, em sua maioria, não valoriza a tão maravilhosa e " fonte esgotável" chamada Natureza.
    Comentado por: Karinne Carla G. da Silva

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O resumo está bom sim,ela utilizou um termo bastante interessante "homens das cavernas", isto foi devido a necessidade de proteção, contra variações climáticas.E achei interessante o ponto que karine levantou, pois na primeira vez que tinha lido não tinha percebido o sentido e comecei a concordar com ela no seguinte aspecto o" homem não reconhece tudo que a natureza lhe proporciona e não sabe utilizar de forma ecológica".
    By:vladimir Vieira

    ResponderExcluir
  4. O texto estar bom,porém poderia ser mais preciso em alguns pontos, como por exemplo: "A partir daí o homem só se supera, até chegar a um momento onde ele segue apenas a razão e deixa sua amada religião de lado" teve a intenção de ironia?


    Raí Macêdo

    ResponderExcluir
  5. Wanesca o seu texto ficou bom, todavia, dividir a história da humanidade em duas fases, sendo uma a sociedade nomade e outra a sociedade agricola é no mínimo inadequado...

    ResponderExcluir