segunda-feira, 4 de abril de 2011

Construção de uma sociedade

          Fazemos parte de uma espécie relativamente nova no sentido de existência na terra, porem, possuímos uma grande e complexa estrutura de sociedade, que muito se deve a cultura que estamos inseridos e a capacidade de raciocínio de nossa espécie, sabendo disso, podemos analisar e traçar um resumo da construção da sociedade humana.
              Umas das formas de sociedade mais primitivas é a nômades, que tem como peculiaridade a provisoriedade, uma característica atribuída pelo fato de ser uma sociedade que não possui moradia fixa, se deslocam freqüentemente, ela pode ser considerada o primeiro ponto de organização social dos seres humanos, com o passar do tempo a necessidade de estabilidade aumentava, com isso, a sociedade agrícola nascia para suprir essa carência, é nessa sociedade que existe o começo da intervenção do homem na natureza, (manipulação da agricultura e pecuária por exemplo) gerando assim condições de moradia fixa, o que significou oportunidade da aprendizagem de novos conhecimentos, ja em tempos mais atuais,grandes transformação aconteceram, exigindo a modernizando e adição de novas praticas, devido as novas necessidades como: mão de obra especializada e a produção de excedente, e de eventos como: revoluções industrias e crescimento da tecnologia, que propiciou um aumento na complexidade na estrutura da sociedade assim, chegamos em um modelo de sociedade marcada por transformações sociais, econômicas e culturais, que foi a chamada sociedade industrial.
            A construção da sociedade não para, prova disso seria a nova sociedade tecnológica que já vivemos, além de que, em tempos de globalização, podemos associar todas as sociedades citadas, mostrando que uma sociedade mais antiga é a otimização de uma anterior.



Raí Macêdo

4 comentários:

  1. Em suma achei seu resumo bem interessante. Concordo, e é bem claro, que a construção da sociedade não pára, só não entendi essa parte : uma sociedade mais antiga é a otimização de uma anterior. Além de que, no meu ponto de vista, faltou uma melhor organização quanto a estrutura do texto : " introdução, desenvolvimento e conclusão "
    Achei a parte do desenvolvimento um pouco desproporcional ao tamanho da introdução e conclusão.
    Comentado por: Karinne Carla G. da Silva

    ResponderExcluir
  2. está bem legal, mas se está sendo feito um resumo, então eu acredito que não precisaria informar o que irá fazer,isso é uma sugestão, mas posso está errado.E não vi falando de Renascimento, seria algo bem interessante e importante pra depois falar da revolução industrial e tecnologia.Mas o texto está bem simples e direto, gostei mesmo.

    By:Vladimir Vieira.

    ResponderExcluir
  3. Concordo, agora q li mais uma vez também não gostei muito do texto, poderia "enxugar" mais um pouco e abordar outros, mas ainda assim não vejo problema em colocar minha opinião na conclusão de um resumo, bem como não vejo desproporção, ja li textos q a introdução era maior q o desenvolvimento, tbm achei q estava errado mas descobrir q não. Ja quando escrevi "mostrando que uma sociedade mais antiga é a otimização de uma anterior" cometi um erro de digitação, na verdade o intuito era escrever "mostrando que uma sociedade mais ATUAL é a otimização de uma anterior.


    Raí Macêdo

    ResponderExcluir
  4. Raí o seu artigo está bom, todavia, algumas ideias postas precisariam ter sido mais desenvolvidas para maior compreensão.

    ResponderExcluir