segunda-feira, 4 de abril de 2011

Resumo!!!

Formações das sociedades e sua evolução
Algumas pessoas muitas vezes analisam a pobreza como algo natural, idealizado pelo destino ou falta de trabalho, ficando acomodadas devido à existência de diferentes classes sociais. Para ter uma melhor compreensão tem de recorrer a fatos históricos da formação da sociedade.
A primeira sociedade primitiva (os nômades) obtinham características marcantes: a provisoriedade, não possuíam moradia, viviam da caça e da coleta, sendo este o motivo principal da mudança de lugar, não havia acúmulos de riquezas, sendo tudo compartilhado entre as pessoas do grupo. A divisão de trabalho era simples e nítida entre homens e mulheres.
Com o acúmulo de conhecimento, surgiu um novo tipo de organização da sociedade a chamada, agrícola. Sua característica marcante era a agricultura, que possibilitou a estocagem de alimentos, meio pelo qual garantia a alimentação de grupos bem maiores do que os nômades e que possibilitou a sedentarização, neste momento surgiam vilas e cidades. A permanência em um local possibilitava a confecção de objetos duráveis que influenciaram o surgimento do comércio. Conforme as relações aumentavam, surgia uma divisão estratificada do trabalho.
À medida que se iniciou o desenvolvimento de técnicas e instrumentos, cresceu o número de produtos excedentes, iniciando assim conflitos por terras. O resultado é que a terra deixa de ser um bem comum e passa a ser propriedade privada de famílias, sendo chamado de feudo.
Com a decadência do sistema feudal, surge o capitalismo que é marcado por transformações econômicas, sociais e culturais. Cuja finalidade é o lucro. Obtendo como resultado o surgimento de duas classes antagônicas, existentes até os dias atuais, a classe trabalhadora e os empresários, o que marca o aparecimento expressivo da pobreza.
Contudo isto, o capitalismo trouxe transformações substanciais na forma de interpretar o mundo,a exclusão de uma grande parte da população é uma de suas característica intrínseca.É, portanto, em meio a essas mudanças radicais no processo de trabalho, hábitos e forma de pensar, que surge a idéia de igualdade e fraternidade para a declaração de direitos universal, que refletem bem os princípios da revolução francesa.


Palavras- chave:capitalismo, sociedade e sistema.

BY: Vladimir Vieira.

6 comentários:

  1. Vladimir adorei o seu resumo...
    Achei bem prático, e bem simples de entender :D


    [comentado por: Wanesca Caroline Pereira]

    ResponderExcluir
  2. O resumo do Vladimir foi bastante conciso e esclarecedor,seguindo uma ordem cronológica dos fatos histórico sem usar termos tão técnicos e outro ponto interessante é que ele inicia seu resumo fazendo uma ligação entre o nosso presente com o passado histórico tão influente.
    Comentado por: Alberson Fagundes da silva

    ResponderExcluir
  3. Muito boom ! A forma no qual as frases estão se completando torna a leitura super fácil de entender e assimilar. Adorei a introdução, bem como já foi dito, essa ligação entre o presente com o passado histórico tornou o texto bastante interessante.
    Comentado por: Karinne Carla G. da Silva

    ResponderExcluir
  4. Obrigado gente e principalmente por terem me colocado no grupo de vocês...
    Vocês são d+!!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente resumo, bem compactado, atrativo e obedecendo toda a ordem cronologia dos fatos, parabéns

    Raí Macêdo

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu resumo Vladimir. Você falou sobre as sociedades para explicar a existência da pobreza e isso deixou o texto bem interessante.

    ResponderExcluir