quarta-feira, 4 de maio de 2011

Anísio Teixeira.
Anísio Teixeira é um dos principais educadores brasileiros e contribuiu de maneira incisiva para educação brasileira. Nascido em 12 de julho de 1900  na cidade de Caetité  no estado da Bahia,Anísio Spínola Teixeira iniciou seus estudos em colégios católicos em salvador e logo em seguida mudou para o Rio de janeiro no ano de 1922 onde ingressou na faculdade de direito. Iniciou sua carreira como pedagogo e administrador público, destacou-se em no exterior onde obteve o título de mestre.
 Foi Secretário da educação no Rio de janeiro e realizou uma reforma na rede de ensino, fazendo uma ligação entra a Universidade e a escola primária.
  Anísio Teixeira assumiu vários cargos importantes na sua trajetória administrativa, que estava sempre de maneira direta ou indireta ligada a educação. Foi um grande defensor das escolas públicas e a firmava que a educação era a base para existência da democracia, sendo suas idéias contestadas pelos governos ditadores como o de Vargas, foi um dos fundadores da Universidade Federal de Brasília na qual foi reitor em 1936.
  Suas idéias consistiam basicamente em democratizar a educação e a implantação de escolas públicas de todos os níveis.
Algumas de suas idéias, expressas em vários livros e artigos, revelam sua constante preocupação com uma educação livre de privilégios, cada vez mais valorizada.
"Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância.
Revolta-me saber que dos cinco milhões que estão na escola, apenas 450.000 conseguem chegar à 4ª série, todos os demais ficando frustrados mentalmente e incapacitados para se integrarem em uma civilização industrial e alcançarem um padrão de vida de simples decência humana.
Choca-me ver o desbarato dos recursos públicos para educação, dispensados em subvenções de toda natureza a atividades educacionais, sem nexo nem ordem, puramente paternalistas ou francamente eleitoreiras.”
Anísio Teixeira
   Anísio Teixeira morreu em 14 de março de 1971 e teve  uma morte misteriosa assim como várias mortes que ocorreram na ditadura militar, seu corpo foi achado num elevador na Avenida Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Apesar do laudo de morte acidental, há suspeitas de que tenha sido vítima das forças de repressão do governo do General Emílio Garrastazu Médici.
Por: ALBERSON FAGUNDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário