quarta-feira, 4 de maio de 2011

Artigo!!!

Resumo

A educação brasileira de acordo com a constituição de 1989, está embasada no seguinte aspecto: desenvolver o educando. Sendo assim algo indispensável para que uma pessoa exerça a sua cidadania, o que a torna um bem público. Para se chegar a este resultado, foi um processo duradouro, que se arrastou por anos. Nota-se que desde o Pioneirismo até os dias atuais, muitas barreiras foram quebradas entre elas as principais são: a educação é um bem público e uma obrigação do Estado em difundi-la na população; o ensino tem de ser laico; gratuito e por fim obrigatório.É fato notório que objetivos são traçados, porém não são posto em práticas. Com isso o propósito atual do ato de educar, tem de passar a ser algo mais substancial, enfrentando a complexidade das dificuldades atuais.

Palavras-chave: Educação,ensino e cidadania.

A educação brasileira de acordo com a constituição de 1989, está embasada no seguinte aspecto: desenvolver o educando. Sendo assim algo indispensável para que uma pessoa exerça a sua cidadania, o que a torna um bem público, e com isto irá proporcionar uma progressão não só em relação ao conhecimento, mas também no âmbito do trabalho e até mesmo dentro da sociedade, pois esta se tornará mais evoluída.

Para se chegar a este resultado, foi um processo duradouro, que se arrastou por anos, e não ocorrendo de forma natural.Fato que pode ser bem evidenciado pela existência da seguinte afirmação, estudar era um privilégio de classe, isto é, ser um intelectual era um meio pelo qual uma pessoa tentava impor superioridade as demais.Ao tentar-se quebrar este paradigma, é dado enfoque a um marco histórico, o Movimento dos Pioneiros da Educação. Onde este abordava de forma inovadora certas questões, que corroboraram com o seguinte pensamento “o sistema de organização educacional do país é fragmentário e desarticulado e o aparelho escolar está inorganizado”.Faltando assim uma unidade que se sobreponha e a organize.Nota-se que desde o Pioneirismo até os dias atuais, muitas barreiras foram quebradas, sendo assim motivo de orgulho,entre elas as principais são: a educação é um bem público e uma obrigação do Estado em difundi-la na população; o ensino tem de ser laico; gratuito e por fim obrigatório.

É fato notório que objetivos são traçados, porém não são posto em práticas. É só analisar a quantidade de analfabetos existentes no país, que chegam a cerca de 14 milhões de pessoas. Entre elas grande parte nem sabem ao menos o que é escola. Então como elas podem serem caracterizadas como cidadãs, se nem ao menos usufruem de seus direitos?

Com isso o propósito atual do ato de educar, tem de passar a ser algo mais substancial, enfrentando a complexidade das dificuldades atuais. Partindo de aspectos formativos, a escola tem de se modernizar, ou seja, ela ir até as pessoas, deixando assim os costumes antigos, estimulando uma ação em que a mesma deixara de ser passiva, fazendo assim com que as crianças tenham uma vida ativa e mais agradável, onde elas dirão que a escola é a sua casa.

A educação não é só proporcionada pela escola, mas esta deve apoiar-se em diversos meios existentes e investir no seu principal representante, o professor,que muitas vezes não são valorizados de forma coerentes.Ao comparar tanto a constituição, quanto o Movimento dos Pioneiros, é abordada a seguinte questão, que estes profissionais têm de serem formados, para estarem aptos as suas atividades, mas na atualidade se percebe o descaso que é gerado da falta de investimentos, com esses profissionais que é a base da sociedade mas não ganham um salário digno.

Por fim, evoluir está agregado a educação, fato que é primordial para a vida de qualquer ser.Sendo este um direito que deve-se exigir ,e que ele seja proporcionado de uma forma mais eficiente e com maior qualidade, para que assim possamos reverter o quadro em que se encontrar a nossa sociedade.Ninguém cresce sozinho, com a educação um país passa a ser bem mais unido e forte economicamente.

By:Vladimir Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário