domingo, 1 de maio de 2011

Lev Vygotsky-Grande pensador!!!



Lev Vygotsky-Grande pensador!!! 

Resumo 

    A educação é algo de suma importância para o desenvolvimento do homem.Isto foi afirmado por um grande pensador que esteve a frente de seu tempo, Lev Vygotsky. Ele nasceu em 1896 em Orsha, uma pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia.Devido ao grande contato com a leitura e com o fato de ensinar,ele conseguiu formular pensamentos ligados a aprendizagem, onde sempre focou a importância do fato de que uma criança quando exercer alguma atividade, sempre esta, tem de ocorrer na presença de um adulto para auxiliá-la, assim a criança interiorizará o conhecimento adquirido.As suas afirmações também incluíam o fato de que na escola a criança aprende coisas, que ela jamais conseguiria sozinha.Assim tudo que é abordado, está relacionado ao fato de nunca viver sozinho e sim sempre em sociedade, conseqüentemente levará o homem a ajustar-se no meio em que vive. 

Palavras – chave: Criança,Aprendizagem e Educação. 

    A Educação pode ser caracterizada em dois aspectos: ensinar e aprender. O primeiro se refere ao fato de compartilhar informações;já o segundo é a capacidade de absorver, algo do meio .A educação é um processo grandioso dentro de qualquer cultura, onde será responsável pela sua manutenção, influenciando nos modos culturais de ser e agir.Podendo se afirmar que, pode proporcionar o ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. 

    Ao corroborar com a importância de educar, surgiram inúmeros pensadores com teorias inovadoras e com a mente bem mais avançada em relação ao seu tempo.Valendo salientar principalmente a existência de Lev Vygotsky que nasceu em 1896 em Orsha, uma pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia.Sua família era judaica e com condições para financiar seus estudos, sendo assim, sempre esteve próximo da leitura.Cursou direito e participou em 1917, como um dos idealizadores da revolução dos bolchevique.O ato de ensinar sempre esteve em sua vida, pois lecionou Literatura, estética e história da Arte, conseqüentemente fundou um laboratório de psicologia, neste ramo ele ganhou destaque.Sempre possuiu um pensamento inovador, mais morreu jovem, aos 38 anos de idade,pois foi vítima de uma doença que o acometeu, esta para a época não tinha cura, a tuberculose. 

    Após a sua morte, suas idéias ainda continuam, e com isto tendo um caráter bem peculiar o que a torna cada vez mais interessante. Isto o fez deixar a sua a linha de pensamento o socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Sendo caracterizado como um pensador complexo e que tratava de forma nevrálgica alguns pontos da pedagogia contemporânea, a obra do psicólogo retrata o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças , onde também suas afirmações convergem à criação da cultura. Por este motivo foi até comparado a grandiosa Emilia Ferreiro. 

    Para Vygotsky ,"Na ausência do outro, o homem não se constrói homem", isto é, tem de existir alguém para poder ensinar, o que infere que a formação de um ser se dá por meio de uma relação dialética ,ou seja, o homem pode modificar o ambiente e o ambiente modifica o homem.Sendo assim os seus estudos sobre aprendizagem são compreendidos como: “o homem como um ser que se forma em contato com a sociedade.” 

    “Segundo Vygotsky, apenas as funções psicológicas elementares se caracterizam como reflexos. Os processos psicológicos mais complexos – ou funções psicológicas superiores, que diferenciam os humanos dos outros animais – só se formam e se desenvolvem pelo aprendizado. Entre as funções complexas se encontram a consciência e o discernimento. ‘Uma criança nasce com as condições biológicas de falar, mas só desenvolverá a fala se aprender com os mais velhos da comunidade’, diz Teresa Rego. Outro conceito-chave de Vygotsky é a mediação. Segundo a teoria Vygotskiana, toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos – como, por exemplo, as ferramentas agrícolas, que transformam a natureza – e da linguagem – que traz consigo conceitos consolidados da cultura à qual pertence o sujeito.” 

    Com tudo isto, é notório que todo o ensino tem de ser mediado, isto é, a criança tendo um primeiro contato com alguma atividade, deve sempre existir um adulto para auxiliar, assim ao internalizar um conhecimento a criança se tornará apta a ser independente. Vygotsky não formulou uma teoria para a pedagogia, mas seus pensamentos foram voltados à educação e tendo como foco a importância da escola, pois ele afirmava que ela traria avanços -em termos de aprendizagem- a criança que espontaneamente não ocorreriam, sendo assim caracterizada de suma importância a convivência em sociedade. 


By:Vladimir Vieira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário