domingo, 1 de maio de 2011

Artigo


                                  Deseducando educando.

A educação é um ponto crucial para interligar a dignidade do cidadão e o desenvolvimento no seu campo de trabalho. É muito difícil definirmos o conceito de educação, já que este é empregado em um sentido muito abrangente para ser designado.    
  Talvez essa definição não seja tão importante quanto o seu real significado para as nossas vidas, devemos buscar, adquirir e proporcionar a educação visando sempre o progresso coletivo.
  O papel da educação no nosso país apesar de contraditório é irrefutável, partindo do principio que ela atingiu um patamar na constituição brasileira sendo regida por uma lei que proporciona a todos os seus cidadãos o direito a educação independente cor, nível social e necessidades especiais.
 Porém nem sempre a situação se deu dessa forma, a educação por uma série de sucessões para atingir seu atual configuração. O processo educacional esta associado à forma de pensar de cada época, logo este vem sendo modificado de acordo com as novas concepções e interesses políticos, pois devemos considerar que antes de tudo o direito a educação é uma função do estado, cabe a ele interferir e qualificá-la.
 O que antes era uma restrição apenas para alguns grupos sociais, hoje é considerado um direito e um dever obrigatório da nossa constituição sendo isto atribuído ao manifesto dos pioneiros ocorrido em 1932, que reverteu essa situação.
   A lei que garante a educação no Brasil é munida de uma série de artigos que garantem que o processo educacional seja cumprindo e acessível para todos. Todavia boa parte desses artigos ficam no papel e contrastam com uma realidade desoladora, onde o caos se alastra e o nível de analfabetos funcionais só aumenta.
  Infelizmente nosso país ocupa uma posição desprivilegiada no ranking da educação mundial, as escolas públicas vêm decaindo cada vez mais, principalmente no ensino médio dificultando o acesso a outro nível tão importante da educação que é o ingresso as universidades. O Brasil está abrindo mão da maior arma que ele possui que é educação dos seus jovens, pois esta não é um comércio lucrativo nem enche os cofres dos poderosos, já que a massa semi- analfabeta e pouco politizada se adéqua aos padrões capitalistas passivamente.
  O descaso é refletido no desrespeito aos profissionais da educação, que ganham salários que poderiam ser melhores e os recebem de maneira irregular fato esse pode ser atribuído à desmotivação desses profissionais em relação aos seus ofícios, pois além de mal pagos muitos trabalham em condições precárias culminando em greves, onde os principais prejudicados são os alunos.
  
 É bem verdade que a educação é a porta de entrada para o mercado de trabalho e para  uma vida regada de sucesso, no entanto é extremamente contraditório que na situação atual em que temos leis que incentivam o direito a educação o nosso país viva um momento tão crítico e desestimulante.Será que é necessário voltarmos ao antigo modelo educacional usado na ditadura, para que a nossa educação volte a ser valorizada e enaltecida, assim como era no passado?

Postado por: Alberson Fagundes

7 comentários:

  1. Artigo muito bom mesmo, só acho que ao fazer uma pergunta ela deve ser respondida pelo autor do artigo, uma vez que se trata de um artigo de opnião, logo a opnião é sua. :D Então,será que é necessário voltarmos ao antigo modelo educacional usado na ditadura, para que a nossa educação volte a ser valorizada e enaltecida, assim como era no passado? O quê que você acha ? :p

    Postado por: Karinne Carla

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não necessariamente a pergunta deve ser respondida pelo autor, quis apenas deixar uma interrogação ao leitor para que ele reflita e desenvolva seu senso crítico e forme sua opinião.
    Porém,como você perguntou karinne eu acredito que devemos adotar alguns métodos educacionais do passado e aperfeiçoa-los para que eles não venham a se tornarem tão primitivos e radicais, mas é um fato que a educação no período da ditatura (mesmo por trás de uma ideologia política) eram eficazes e levados a sério, uma prova disso era a qualidade do ensino nas escolas públicas.

    Por: Alberson Fagundes

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que realmente pode ser deixada uma pergunta ao leitor, desde que essa pergunta não tenha que ser respondida pelo autor, porém no seu artigo eu acho que você deveria ter respondido essa pergunta e não deixar para nós respondê-la...


    Postado por: Wanesca Caroline

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Mas uma vez, não necessariamente essa pergunta tem de ser respondida por mim, ela foi posta como uma crítica cabe ao leitor interpretá-la e respondê-la, minha opinião e os meus argumentos já estão direcionados cabe ao leitor interpretar a "interrogação"(crítica), vcs nunca viram isto em um artigo de opinião? :o
    Por : Alberson Fagundes

    ResponderExcluir
  7. achei bem interessante, demonstrou de forma coerente a importância da educação, o seu papel e ainda abordando questões atuais o que tornou o texto bem preciso!!!
    acho q o conteúdo exposto, já faz com q todo mundo faça uma reflexão, então nem precisava da pergunta!!

    By:Vladimir Vieira

    ResponderExcluir