terça-feira, 3 de maio de 2011

Artigo '

                                 Uma prática apenas teórica
       A base para um bom desenvolvimento social, econômico e cultural está em uma educação boa e bem estruturada, uma vez que com isso se constrói a dignidade e desenvolvimento intelectual de cada cidadão. Por isso é necessário que seja uma ferramenta que esteja ao alcance de todos na mesma proporção, sem que haja prioridade individual e sim do conjunto em si.
    O manifesto dos pioneiros em 1932, buscou mudar a situação da educação brasileira, visto que antes disso a educação apresentava deficiências quanto a forma e acessibilidade. Sendo assim, foram criadas leis que viabilizam uma educação diferente e igualitária.
     Porém, vejo que as escolas públicas expressam uma má estruturação e uma deficiência em seu ensino, o que vem prejudicando bastante na formação de cidadãos preparados para enfrentar o mundo lá fora e remota a educação anterior.  Então, será que essas leis estão sendo postas em prática ?  É bem claro que a maioria delas fixam-se apenas no papel, fazendo com que a situação permaneça praticamente a mesma.
     Prova disso, está no Art. 3º VII que visa a valorização do profissional da educação escolar, sendo que o que mais podemos ver é a falta de reconhecimento quanto aos educadores, que são de suma importância no processo de aprendizado. Com isso, outra lei passa-se a não cumprir-se que é a da carga horária, em que deveria ser de no mínimo oitocentas horas ( Art. 24 I ), não se cumprindo justamente porque há uma alta frequência de greves escolares muitas vezes causadas por educadores exigindo seu direito. Além disso, ainda há alunos que sentem dificuldade para ter acesso a educação, por não terem uma renda familiar representativa, por sofrerem significativas repressões quanto a cor e entre outras coisas.      
     O fato é que, até quando isso vai continuar ?  Até quando o futuro que está nas mãos desses pequeninos estudantes prejudicados permanecerá em risco, pelo simples fato da educação ter se tornado um ponto precário ? De fato, o problema educacional necessita ser resolvido o mais rápido possível, o que não depende apenas do governo, mas principalmente dele, uma vez que as escolas públicas precisam de subsídeos e um olhar especial para que seja possível uma real mudança e um  avanço “principalmente“ social, para depois, por consequência, econômico no país.

   Postado por: Karinne Carla

3 comentários:

  1. gostei, realmente no final vc levantou uma questão interessante, a educação não depende só do governo, mas sim do conjunto!!!realmente tá muito claro o que vc queria passar!!

    By:Vladimir Vieira

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